O referido projeto teve início em fevereiro de 2018 e atendeu 90 profissionais da educação, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e assistência social divididos em duas turmas, com aulas de 15 em 15 dias onde foram abordados temas pertinentes a educação especial inclusiva no que tange as dificuldades de aprendizagem e deficiências. Os encontros foram realizados nas dependências da UAB em dois turnos (matutino e vespertino). Os mesmos receberam orientações técnicas e teóricas sobre os temas abordados e também oficinas para montagem de materiais para atender os alunos com transtornos e deficiências. Foi oferecido aos participantes o que há de mais atual e inovador no âmbito da inclusão.
No ano de 2019 devido ao grande sucesso e repercussão dos resultados obtidos junto aos alunos da inclusão foi oferecido aos participantes a continuidade dos estudos e houve a necessidade de abertura de outra turma que recebeu 101 participantes inscritos tanto da rede municipal, estadual e particular como profissionais da saúde e da assistência social. Obtivemos a participação de 161 profissionais da educação e demais agregados preocupados com a educação especial inclusiva e a melhor forma de conduzir a educação destes alunos dentro do ambiente escolar e na sociedade. Neste ano continuamos com as aulas em dois grupos e mantivemos a dinâmica de aulas técnicas e teóricas e também oficinas para construção de recursos pedagógicos adaptados.
No ano de 2020 o projeto teve início normalmente com 3 turmas pois foi necessário abrir vagas para contemplar mais profissionais preocupados com a inclusão. A adesão neste ano foi de 216 profissionais. Mantivemos a rotina de encontros presenciais até o dia 23 de março quando foi determinado a quarentena devido a pandemia. Continuamos nossos encontros pela forma on line com envio de aulas gravadas e materiais para aplicação de propostas de intervenções com alunos que estavam sendo atendidos pelo ensino remoto.
No ano de 2018 foi realizado dentro do projeto duas Palestras aberta a todos os profissionais da educação, saúde e assistência social e também aos pais dos alunos atendidos nas salas do AEE – Atendimento Educacional Especializado. As palestras foram ministradas pelo Dr. Clodoaldo Pirani e por Viviane Donadel abordando os principais Transtornos de Aprendizagem que são encontrados nos alunos de Água Boa. A referida parceria se deu devido ao vínculo de amizade de Viviane com o Dr. Clodoaldo e o mesmo continuou parceiro ajudando no diagnóstico de alunos que não tinham condições financeiras para fazer os exames. Contamos com a participação neste evento de 300 pessoas nas dependências da UAB.
No ano de 2019 esta parceria continuou e conseguimos também a parceria da Dra Lorena Bertucci que fez palestra para o mesmo público sobre DPAC – Distúrbio do Processamento Auditivo Central, Dr Clodoaldo Pirani fez a palestra sobre TOD – Transtorno Opositor Desafiador. As duas palestras foram abertas ao público em geral de Água Boa. Obtivemos também participação expressiva da comunidade.
No ano de 2020 foi realizado de forma online o Workshop Internacional de Neurociências e Aprendizagem promovido pelo IMP – Instituto Matogrossense de Educação e a Psicopedagoga Viviane Donadel em Parceria com o Instituto Nora Cavaco de Portugal onde todos os participantes do projeto puderam participar e contou com o convite para que a Psicopedagoga de Água Boa Beatriz Cipolline mostra para todos os participantes como funciona as Salas de Recurso Multifuncional no Município de Água Boa. Tivemos assim uma visibilidade internacional do Projeto de Formação do AEE.
Quanto aos alunos atendidos nas salas recursos multifuncionais, chegamos aos seguintes números: 220 alunos em 2018, 235 alunos em 2019 e 180 alunos em 2020, isso sem contar os alunos que receberam orientações através de seus professores mas não precisaram frequentar as salas de recurso do AEE. Podemos ressaltar que os alunos do campo também receberam atendimento in loco da Psicopedagoga Viviane Donadel em visitas que ocorreram no ano de 2019 (6 visitas) acompanhada da assessora da educação especial. Os alunos da Escola Pestalozzi também receberam em momentos específicos as visitas da Psicopedagoga para avaliações e encaminhamentos.
Ao final dos anos de 2018 e 2019 foram realizadas exposições de encerramento com avaliação e apresentações dos resultados obtidos em todas as escolas e entidades participantes do projeto. O evento foi realizado nos dois anos na sede da UAB e contou com a participação dos membros da Secretaria de Educação, CMDCA, Pestalozzi e demais autoridades da Saúde, Assistência Social representante da Administração Pública Municipal. Durante os referidos eventos pais de alunos atendidos por este projeto se emocionaram relatando os avanços de seus filhos, os professores e gestores foram unanimes em dizer que o projeto foi um marco positivo para a mudança de postura diante dos alunos com transtornos e deficiências. Em 2020 o encerramento se deu em evento online.
PARCERIAS:
PESTALOZZI
VISITAS
OFICINAS
ATIVIDADES ON LINE:
Em 2020 nossa realidade mudou. No dia que iniciaríamos nossos encontros presenciais dia 18/03/2020 fomos surpreendidos com a Pandemia.
O projeto continuou com aulas online.
Segue aqui o link das aulas desenvolvidas de março a dezembro de 2020:
Comments